RSS

Tablet

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fazem parte do cotidiano das pessoas de diferentes formas. Hoje em dia, dificilmente alguém deixa de usar uma ou outra rede social para comunicação e até outras ferramentas tecnológicas para realizar atividades diárias.

Obviamente, estas tecnologias desempenharam um papel importante no ensino de ELE no Brasil, digo desempenharam, pelo fato de que o Ministério de Educação do Brasil anuncia a compra de Tablets para distribuir aos professores da educação básica, iniciando pelo ensino médio.
Alerto que, existem alguns cuidados básicos que devemos ter para que essas ferramentas tecnológicas sejam integradas pedagogicamente à educação:

• Objetivo de uso de TIC e de aprendizagem de conteúdos curriculares devem ser traçados, pois estas ferramentas não podem e não devem ser usadas simplesmente porque estão disponíveis, é preciso saber quando usá-las, me que tipo de aula usar, que momento da aula será dedicada utilização.

• Definir que em espaço será mais interessante o uso das TIC, ou seja, para trabalhar com elas na escola ou fora da escola ou até em ambos os espaços.

• É necessária conexão à Internet, preferencialmente, banda larga que permita a navegação e realização de atividades on-line ou pelo menos procurar e disponibilizar conteúdos na nessa rede.

• Definir quais os tipos de atividades devem ser realizadas usando o tablet, para agregar valor a esta ferramenta e permitir que essa ferramenta agregue valor ao aprendizado através de metodologia adequada para cada assunto.

• Precisamos ter um olhar pedagógico no desenvolvimento de atividades que sua utilização se torne significativa para a aprendizagem e para que os alunos possam produzir conteúdo com base no conhecimento adquirido, aproveitado o potencial da web 2.0.

• Adaptar o uso do Tablet ao conteúdo do programa, tendo em conta que se existe um livro de papel o tablet será uma ferramenta de apoio.

• Analisar, interpretar e planejar as atividades propostas no livro didático para utilizar as TIC, de maneira que sejam bem executadas com o uso do Tablet.

• Usando o Tablet é mais fácil de propor atividades relacionadas com conteúdos de outras disciplinas, dando vez a interdisciplinaridade em sua plena concepção.

• Precisamos estabelecer que tipo de competências digitais devem adquirir nossos alunos em determinado momento do programa e também que tipo de conhecimentos curriculares estes têm que aprender.

• Note que o tempo de aula será alterado, devemos planejar as atividades com uso de Tablet com cuidado e ajustando par que ocorra sobrecarga tanto para o professor quanto para os alunos, os programas feitos para 50 minutos de aula devem ser revistos.

• Nós professores, devemos lembrar e aceitar que o Tablet terá mais valor que o professor em sala de aula, em determinado momentos os alunos não escutar ao professor, portanto, não devemos lutar contra a tecnologia.

• O professor deve aprender a passar a responsabilidade do aprendizado aos estudantes e, a famosa autonomia do aluno que tanto almejamos e, por sua vez, tornar-se um tutor do processo de aprendizagem dos alunos.

Eu sugiro algumas leituras para melhorar a confiança na utilização das TIC antes de assumir este desafio.

O que é um Tablet?

http://www.elmundo.es/elmundo/2010/04/27/videos/1272354688.html

Como usar esta ferramenta diariamente?

http://www.audienciaelectronica.net/2011/05/26/tabletas-%C2%BFque-son-para-que-sirven-y-cuales-son-las-mejores/

Como usar esta ferramenta na educação?

http://asocaccesibilidadsinlimite.blogspot.com/2011/07/ventajas-del-uso-de-las-tabletas-en-el.html

http://www.educablogs.org/noticias/2011/03/02/dedos-tabletas-digitales-en-el-aula/

http://www.aulatic.com/2011/05/08/tablets-en-educacion/

http://www.oei.es/noticias/spip.php?article10063

http://www.masquetic.com/movilidad-tecnologia/272-tablet-toshiba-folio-100-ie-school.html

http://www.tendenciaseducativas.es/components/com_articulos/ficheros/beatrizplaza.pdf

http://recursostic.educacion.es/observatorio/web/es/equipamiento-tecnologico/hardware/1012-tablets-la-revolucion-tactil-

http://www.peremarques.net/propuest.htm

http://cprcalat.educa.aragon.es/descargas/tabletcompetencias.pdf

http://www.lecturalab.org/print.php?id=2233

http://albertomolina.wordpress.com/2009/05/21/%C2%BFque-debe-conocer-un-profesor-para-utilizar-las-tic/

http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n48/bienal/mesa13.pdf

Que tipos de tablets existem no mercado?

Toshiba estrena la tableta más delgada y ligera:

http://tecnologia.elpais.com/tecnologia/2012/02/14/actualidad/1329228522_084604.html

La tableta de Blackberry llega a España:

http://www.elpais.com/articulo/tecnologia/tableta/Blackberry/llega/Espana/elpeputec/20110609elpeputec_4/Tes

http://www.masquetic.com/movilidad-tecnologia/272-tablet-toshiba-folio-100-ie-school.html

Anúncios
 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: